segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bobo da corte - origem

Origem do Bobo da corte

O Mítico e simbólico bobo foi uma personagem dinâmica nas cortes europeias medievais. Representado no baralho como o Joker, aquele que pode alterar o jogo radicalmente - tinha como função imitar as atitudes e os trejeitos de todos.
Contava histórias escarnecendo a incongruência e a subjectividade humana, com uma sabedoria psicológica por meio do riso, das alegorias subjectivas, das pantomimas, do hilário.
Nas peças de Shakespeare, o bobo aparece com recorrência. O bobo shakespeariano é uma figura aparentemente ingénua e inconsequente, porém de língua afiada, que serve para insultar e fazer comentários ásperos e irónicos sobre as atitudes e posturas das demais personagens.
O bobo da corte era mestre em zombar com a nobreza, os autênticos bufões, com uma vida cheia de extravagâncias, multiplicidades psicológicas, crueldades e conflitos.
A origem do bobo da corte poderá estar ligada aos movimentos islâmicos na Ibéria na época das cruzadas, que incorporaram ao folclore europeu a tradição dos trovadores (aqueles que passavam a sabedoria por meio da música e dos contos, de feudo em feudo, de castelo em castelo), e também o bobo da corte, cujo preceito básico é: "Estar no mundo, mas não lhe pertencer", livre da cobiça, do orgulho intelectual, da cega obediência aos costumes ou da admiração às pessoas de posição mais elevada.
                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário